Ferramentas e recursos para facilitar o cumprimento do Código Florestal

O Cadastro Ambiental Rural – CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais referentes às Áreas de Preservação Permanente – APP, de uso restrito, de Reserva Legal, de remanescentes de florestas e demais formas de vegetação nativa, e das áreas consolidadas, compondo base de dados para controle, monitoramento, planeamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. Várias ferramentas eletrônicas são disponibilizadas para auxiliar na preparação do Cadastro Ambiental Rural.

Bolsa de Valores Ambientais BVRio

A BVRio auxilia o produtor rural a preparar o Cadastro Ambiental Rural de seu imóvel. O usuário preenche uma ficha com os dados do imóvel a cadastrar e a BVRio prepara e submete o CAR em seu nome.

BuscaCAR

BusCAR é uma ferramenta eletrônica privada de busca de propriedades rurais do Brasil, que permite consultar a situação de um imóvel rural quanto ao cumprimento dos critérios estabelecidos no Termo de Compromisso (TAC) da Pecuária e do Protocolo de Responsabilidade Socioambiental da Cadeia de Grãos.

Sicar

O Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) detém todos os registros oficiais dos imóveis rurais. Através do numero do CAR, pode-se consultar os sistemas oficiais disponíveis e verificar se está ativo, pendente ou cancelado.