Private Sector Engagement

SOBRE

O painel de informações sobre o engajamento do setor privado na agenda de proteção da vegetação nativa é uma iniciativa do Observatório do Código Florestal (OCF). A partir das informações fornecidas anualmente ao CDP, oferece um panorama das medidas que vêm sendo adotadas por empresas frente à sua responsabilidade no processo de implementação do Código Florestal (Lei nº 12.651, de 2012). O objetivo é facilitar o acesso a esta informação e ampliar o conhecimento sobre como o setor privado tem cobrado e monitorado a aplicação da lei por seus fornecedores e clientes.

Tal iniciativa surge como fonte de dados confiáveis e de livre acesso, para melhor compreender o cenário de cumprimento do Código Florestal pela inciativa privada. Pretende-se criar um espaço que promova o entendimento e aprimoramento dos critérios adotados pelo setor, fortalecendo e avançando na implementação da lei, além de proporcionar um espaço de diálogo e oportunidades para organizações e produtores responsáveis.

O Código Florestal é crucial para a proteção e recuperação da vegetação nativa brasileira. Ele apresenta uma oportunidade única de responsabilidade sobre o uso da terra e identificação de áreas produtivas ambientalmente responsáveis e em conformidade com a Lei.

Conhecer como instituições privadas têm cobrado e verificado o cumprimento desta lei é importante para que se possa potencializar o uso desse instrumento como fomento à cadeias de suprimento responsáveis. Essas informações permitem identificar barreiras e cria oportunidades para que se possam desenvolver soluções, promover melhorias e evitar riscos, contribuindo para o aumento de áreas em conformidade ambiental e para o crescimento do agronegócio brasileiro.